Você já ouviu falar da expressão sangue doce? Comumente, utiliza-se essa expressão como forma de dizer que algumas pessoas atraem mais mosquitos do que outras. Porém, muitos desconfiam desse tipo de designação como um termo popular usado de forma arbitrária. Apesar disso, existem diversos estudos para entender essa relação.
Ainda que não hajam respostas definitiva, os cientistas e pesquisadores possuem diversas teorias para o porquê os mosquitos parecem preferir certas pessoas.
Em todos os casos, essa matéria tem caráter meramente informativo e não substitui informações oficiais ou cuidados indicados em casos de picadas de mosquitos. Saiba mais a seguir:
Entenda como algumas pessoas atraem mais mosquitos do que as outras
Em primeiro lugar, a Ciência afirma que os mosquitos navegam na direção dos seres humanos com base na exalação de dióxido de carbono, proveniente da respiração. Sendo assim, quanto maior é uma pessoa, mais dióxido de carbono uma pessoa expira, e consequentemente mais mosquitos se atraem a esse indivíduo.
Seguindo essa mesma linha de raciocínio, outra teoria afirma que quanto maior a atividade respiratória, maior a produção de dióxido de carbono. Sendo assim, atletas de alto rendimento e pessoas que praticam exercício físico regular também estão mais propensas a atrair mosquitos. Neste caso, deve-se considerar ainda que esses insetos detectam o calor do corpo humano, o que aumenta durante a prática de exercícios.
Um estudo recente também mostrou que os mosquitos tem o costume de voar na direção de objetos escuros, de modo que pessoas com vestimentas escuras atraiam mais mosquitos do que as outras. Curiosamente, roupas vermelhas ou laranja atraem o mosquito Aedes, responsável pela propagação de enfermidades como a dengue.
Portanto, uma forma de combater as picadas incômodas de mosquito é optar por tonalidades claras, como tons pastéis e roupas brancas. Entretanto, a recomendação geral é sempre usar repelentes quanto estiver em espaços abertos.