Existem vários fatores que colaboram para secreções nasais com catarro e que, por vezes, chegam a causar entupimentos que atrapalham no processo respiratórios. Alergias, baixas temperaturas e gripes. O produto mais indicado para essa limpeza do nariz é o soro fisiológico através de uma seringa sem agulha. Assim, vamos aprender como fazer limpeza nasal com seringa.
Todo o processo de limpeza é simples e dura poucos minutos para higienizar e tornar mais confortável a respiração. Após adquirir o soro fisiológico e utilizá-lo é importante mantê-lo na geladeira para conservação, porém, toda vez que for utilizá-lo será fundamental deixá-lo um pouco fora. A limpeza nasal com seringa pode ser feita em poucos minutos.
Como fazer limpeza nasal com seringa de forma descomplicada
O primeiro passo é colocar cerca de 10 a 20 milímetros de soro fisiológico na seringa, sem agulha, e em frente a um espelho, preferencialmente no banheiro, aplique em cada uma das narinas. Pode usar uma cotonete para retirar o excesso. Na parte mais visível das narinas é possível fazer com que o muco que ficou impregnado amoleça e seja removido com mais rapidez.
Já na parte mais interna o soro vai eliminando a quantidade e liberando melhor a respiração. Usando por algumas vezes na semana o soro colabora para que o inchaço nas narinas também reduza gradualmente. Para retirar todo excesso é indicado utilizar um lenço. Fazendo isso pelo menos duas vezes por dia você conseguirá ter um alívio, inclusive para poder dormir melhor.
Saiba utilizar o produto certo para limpeza nasal
Alguns produtos são vendidos sob a promessa de desobstrução nasal, mas podem ter elementos químicos que fazem mal a saúde. O mais recomendado é o soro fisiológico que possui uma fórmula de água e sal. Algumas substâncias presentes em outros produtos podem contrair vasos sanguíneos.
O soro fisiológico não possuem riscos a saúde e é uma indicação universal. Utilizar produtos medicamentosos sem uma prescrição profissional pode apresentar graves riscos à saúde.