Enquanto alguns automóveis são recordistas de vendas por vários anos seguidos, outros acabam não fazendo o sucesso esperado, emplacando pouquíssimas unidades por ano. O fato é que o momento da despedida chega para todos os carros. Essa matéria selecionou 11 carros que deixaram de ser fabricados no Brasil.
Se você pretende fazer a aquisição de um veículo, não deixe de ler até o final. Muitas vezes, comprar um carro que já saiu de linha pode ser uma baita dor de cabeça, principalmente na hora da manutenção corretiva. Bora lá conferir?
Carros que deixaram de ser fabricados no Brasil
1) Ford Ka
Esse é um dos carros que deixaram de ser fabricados no Brasil. Com a saída da montadora americana Ford do mercado automotivo brasileiro em 2021, vários modelos de carros, que já não tinham vendas tão expressivas, acabaram saindo de linha.
Apesar de ter sido lançado em 1997, de uns anos para cá, o Ka demonstrava que já havia perdido o fôlego perante a concorrência, por isso, a sua produção foi interrompida definitivamente.
2) Ford Ecosport
Esse SUV foi lançado no Brasil em 2003 e sempre foi sinônimo de altas vendas. Mas aí veio a concorrência com modelos mais tecnológicos e, sobretudo, vantajosos, que selaram a aposentadoria definitiva do americano Ecosport, em 2021.
3) Volkswagen Fox
Mais um dos carros que deixaram de ser fabricados no Brasil. Dando as caras por aqui em 2003, esse compacto alemão teve vendas expressivas por vários anos seguidos, devido a sua confiabilidade e mecânica robusta.
Mas a montadora decidiu que era hora de tirá-lo de cena em 2021 e assim o fez. Os modelos da mesma categoria da concorrência acabaram se revelando um melhor custo-benefício do que o Fox.
4) Carros que deixaram de ser fabricados no Brasil: Fiat Uno
A produção do Uno foi ininterrupta desde 1984. Esse modelo italiano conquistou uma legião de fãs em todo o país e deixou de ser fabricado em 2021. Economia, robustez e confiabilidade eram as suas principais qualidades.
Como as vendas não eram assim tão mais expressivas, além da entrada de outros concorrentes mais interessantes, o bom e velho Uno também se despediu das fábricas no Brasil.
5) Volkswagen Up!
Mais um modelo alemão que também está se despedindo dos consumidores brasileiros. Apesar de ter sido lançado em 2014, esse compacto nunca teve altas vendas por aqui, apesar dos seus atributos.
Mesmo sendo um clássico exemplo de economia e praticidade, o Up!, tinha um bom desempenho em estradas. A sua produção interrompida em 2022.
6) Citroen C3
Outro dos carros que deixaram de ser fabricados no Brasil. Com um visual bastante defasado em relação a outros carros dessa montadora francesa, o C3 foi lançado em nosso país em 2003.
As vendas desse compacto também nunca foram altas. A Citroen promete uma outra versão mais, digamos, aventureira do modelo, carinhosamente apelidado de “besourinho”.
7) Citroen Aircross
Em 2010, a Citroen, frente a avalanche de modelos que chegaram com força total para concorrer com os seus carros, que nunca tiveram vendas tão expressivas, lançou o Aircross.
A questão é que esse modelo, que tem fama de problemático, também não alcançou o sucesso esperado no Brasil. A solução foi retirá-lo de linha, já que o estoque nos pátios estava enorme.
8) Carros que deixaram de ser fabricados no Brasil: Fiat Doblô
Lançado por aqui em 2001, o Doblô, apesar da sua versatilidade, também nunca foi um exemplo de altas vendas. Mesmo ganhando uma reestilização em 2009, esse modelo italiano tinha um alto preço frente os principais concorrentes.
Mas o “golpe fatal” para o Doblô sair de linda foi o advento dos SUVs, que caíram nas graças dos consumidores. A verdade é que esse automóvel nunca viveu momentos de glória.
9) Fiat Grand Siena
Esse sedã italiano foi lançado em 2012 no Brasil, em uma tentativa desesperada da Fiat de continuar liderando o mercado automotivo, por causa do bem-sucedido Palio. Mesmo com 10 anos ininterruptos de fabricação, esse modelo também deu adeus para os seus fãs.
10) Toyota Etios
Quando o assunto é carros que deixaram de ser fabricados no Brasil, esse modelo japonês não poderia ficar de fora. Chegando ao Brasil em 2012, a aposta da Toyota foi o segmento de automóveis compactos.
Mas apesar da sua confiabilidade mecânica e bom espaço interno, a montadora anunciou que esse modelo será fabricado somente para exportação.
11) Chevrolet Montana
O último dos carros que deixaram de ser fabricados no Brasil é conhecido como “guerreiro”, pelos seus proprietários. Essa pick-up americana foi lançada em 2003 e ganhou a sua segunda geração em 2010. Mas suas vendas nunca surpreenderam durante os 18 anos em que foi produzida.