A psicologia tem várias formas de avaliar uma personalidade e suas peculiaridades. Do mesmo modo, a ciência nos ajuda a entender muito sobre a capacidade de uso da mente e as razões pelas quais algumas pessoas possuem cérebro privilegiado.
Pesquisadores chegaram a conclusão que apenas pessoas com a inteligência acima da média usam com mais frequência algumas palavras. Pode parecer algo sem muito sentido, mas estas palavras são gatilhos que denunciam o quanto a pessoa se dedica ao aprendizado e entendem o conceito delas no cotidiano.
Ter um vocabulário rico e que, de fato, seja usado corretamente, faz com que você mostre o quanto é letrado, preparado e inteirado. É evidente que não basta usar essas palavras, mas também, saber usá-las corretamente, ter consciência plena do que significa e pronunciá-las com um conjunto de orações que não fujam a norma correta de nossa língua portuguesa.
Se você utiliza essas palavras certamente vai se destacar
1 – Congratular
Esta palavra é o mesmo que felicitar, cumprimentar reciprocamente alguém ou felicitar. A palavra congratular demonstra uma maneira rebuscada e requintada de direcionar-se as pessoas. Ao falar com uma pessoa ou com um grupo, todos se sentirão mais importantes ao ouvirem suas congratulações.
2 – Estapafúrdio
Essa palavra deve ser utilizada com cautela e na hora certa, haja vista, que ela significa algo que está distante dos padrões, algo diferente e excêntrico. Por vezes, trata-se de uma palavra que está diretamente ligada a questões mais críticas em razão de alguma anormalidade nem sempre agradável.
3 – Detrimento
Essa palavra está diretamente relacionada a situações em que significa perda, prejuízo ou um dano moral. Utilizá-la no momento certo pode ser uma das maneiras de mostrar que você consegue construir um pensamento claro sobre um tema crítico.
Em um exemplo, se eu figo “o juiz marcou um pênalti inválido em detrimento do time adversário” quero dizer: o juiz marcou um pênalti que não ocorreu e prejudicou o time adversário.
4 – Fugaz
Quando queremos falar que algo passa rápido, que acaba logo e é passageiro, dizemos ser fugaz. É uma palavra que substitui tantas outras mais simples, mas sua simples utilização indica a capacidade de rebuscar de forma mais elegante.
Um exemplo disso é utilizado na música do cantor Lulu Santos “Apenas Mais uma de amor” em que ele diz: “A beleza é mesmo tão fugaz”, ou seja, a beleza é passageira. Para reforçar sua afirmação ele utiliza-se do seguinte trecho: “É uma ideia que existe na cabeça, e não
Tem a menor pretensão de convencer”. Aquela ideia rápida e passa ligeiramente, fugaz.
5 – Todavia
Quando usamos essa expressão “todavia”, recorremos a uma conjunção coordenativa adversativa. Em linhas gerais, essa palavra tem o sentido de oposto ou um contraste. Pode ser substituída por “porém”, “contudo”, “entretanto” e outras. Quando a utilizamos, o teor de nossas palavras toma um rumo bem mais elegante.
6 – Peculiar
Essa palavra é até popular, mas pouco utilizada nas conversas cotidianas. Peculiar significa algo que é qualidade de alguém ou próprio dele. Pode ser substituída por “próprio” ou mesmo “único”. Podemos exemplificar quando dizemos: “Ela tem um jeito (peculiar) único de cantar”.
Essa palavra acrescenta a sua fala um ar de elegância e faz com que o seu interlocutor possa vislumbrar alguém com dicionário rico.
7 – Inócuo
Outra palavra que soa com ar de intelectualidade e é pouco usada é inócuo. Se você usa essa palavra, é sinal de que você está acima da média. Essa palavra tem o sentido de algo que não promove dano psicológico, físico, moral e/ou orgânico. Trata-se de uma palavra que quebra o gelo de uma conversa improdutiva e atrai a atenção das pessoas.
8 – Alarido
Embora pareça uma palavra muito difícil e que não se compreende facilmente, ela significa algazarra ou mesmo confusão, farra e barulho de multidão. Uma palavra que indica elegância para aqueles momentos que você pretende ser menos agressivo com o que vai dizer.
9 – Dilapidar
Essa palavra pode ser usada em várias circunstâncias, mas particularmente, eu uso para fazer um eufemismo. Quando quero dizer que alguém traiu minha confiança, para ser mais leve sempre digo: “Você dilapidou minha confiança em você”. Isso quer dizer que a pessoa destruiu a confiança que havia. Dilapidar é o mesmo que esperdiçar, estragar, destruir.
10 – Suscitar
Outra palavra com grande apelo ao erudito e rebuscado é suscitar. Seu significado é fazer surgir algo, encorajar ou mesmo provocar. Você pode utilizá-la em várias situações, como, por exemplo, “você fez (surgir) suscitar o que sinto”.
Conclusão
E você utiliza quais palavras destas em seu cotidiano? É uma excelente oportunidade de acrescentar ao seu dicionário essas palavras rebuscadas e ricas. Mas, lembre-se que existem situações que o melhor é utilizar palavras simples. O uso de determinadas palavras dependem do público, local e momento.