Considerado um patrimônio cultural de Aleppo, na Síria, Abu Zakkour é o homem sírio que só usa roupa amarela há 35 anos. Mais recentemente, sua história tornou-se popular na internet e nos diferentes veículos de comunicação do mundo, principalmente pelo motivo surpreendente por trás da escolha de seu vestuário.
Popularmente conhecido como o Homem Amarelo da Síria, o cidadão realmente veste amarelo da cabeça aos pés. No geral, até mesmo seus acessórios, celular, relógios e o próprio travesseiro são nessa tonalidade, de acordo com as entrevistas recentes que participou. Saiba mais sobre essa história a seguir:
Por que o homem sírio só usa roupa amarela há 35 anos?
Em primeiro lugar, a meta do homem sírio só usa roupa amarela há 35 anos porque sonha em bater um recorde mundial para entrar no Livro dos Recordes. No entanto, esse feito ainda não foi conquistado por conta dos conflitos recentes na região, mas nunca se soube de uma pessoa que usou amarelo por tanto tempo e com tanta frequência no mundo.
Essa história começou oficialmente em 1982. Na época, Zakkour percebeu que usar a cor amarelo lhe trazia conforto. Na época, ele havia perdido sua esposa e visto os filhos fugirem do país por conta dos conflitos civis.
Por conta disso, passou a ver o amarelo como uma cor de esperança, conforto e acalento. Em entrevistas, ele afirmou que vê o amarelo como a cor do amor, pois as pessoas sempre sorriem e tiram fotos com ele quando o veem na rua.
Para Abu Zakkour, de 70 anos, a receptividade das pessoas em relação ao seu vestuário é uma demonstração de amor importante em sua vida. Além disso, acredita que ser esse símbolo também oferece esperança para os outros cidadãos de Aleppo. Comumente, ele é visto andando nos pontos mais movimentados da cidade.
Ainda que tenha boas intenções, o seu exibicionismo também lhe trouxe uma série de problemas na Síria. De acordo com o Homem Amarelo, ele já foi preso diversas vezes, em especial pode ser acusado de ser membro do ISIS e da Al Qaeda. Em uma ocasião, foi acusado de ser informante de Bashar Al Assad, atual presidente do país.
Na época do conflito de 2013, Abu Zakkour foi filmado sendo espancado e humilhado publicamente pelo Exército de Libertação da Síria. Contudo, nem mesmo essa violência o faz desistir de sua missão, sobretudo por ter se acostumado com a vida em amarelo nas últimas décadas.
Segundo Zakkour, usar outra cor o faria se sentir estranho e deslocado, já que ele traja amarelo da cabeça aos pés há tanto tempo. Curiosamente, há um simbolismo escondido também na seleção dessa cor em específico.
O que o amarelo representa?
A princípio, o amarelo é uma cor primária, e também o tom mais brilhante do espectro visível ao olho humano. Como a cor mais vívida, tende a ser a primeira que notamos em um espaço, principalmente quando existem diversas cores presentes. Além disso, o amarelo é uma tonalidade presente na natureza, desde a gema de ovo até a no centro de flores e folhas.
Na Publicidade, o amarelo é uma cor que remete à energia, vigor e vitalidade. Desse modo, é comum vê-la em bebidas energéticas ou esportivas, mas também em grandes redes de comida, como o próprio McDonald’s. Neste sentido, também tem relação com a ideia de otimismo, felicidade e realização.
Comumente, a arte representa o amarelo nas folhas em grandes campos, mas também no próprio Sol. Em específico, essa representação surge pela relação entre a cor amarela e o calor, descontração, luz e alegria. Por isso, grande parte das paisagens naturais retratadas em fotografias ou pinturas utilizam-na como inspiração e referência.
Portanto, o motivo pela qual homem sírio só usa roupa amarela há 35 anos faz sentido com os simbolismos e significados dessa cor.